• A importância da Odontologia do Esporte

É normal um jogador ter dificuldade no desempenho por conta da saúde bucal. Além das infecções bucais, que podem se espalhar para o resto do corpo, o posicionamento dos dentes interfere tanto na respiração quanto na parte postural.

A má posição do maxilar, por exemplo, pode interferir diretamente no equilíbrio durante a prática esportiva. A saúde bucal em dia faz toda diferença para o desempenho esportivo!

A mandíbula é a primeira cintura do nosso corpo. A segunda e a pélvica e a terceira a escapular. Então, se a mandíbula tiver algum tipo de desequilíbrio, consequentemente o corpo busca compensar. Mas, isso a médio, longo prazo, causa lesão, o que todo atleta foge.

Mas se engana quem acha que a odontologia do esporte é indicada apenas para atletas de alta performance. É muito importante que os atletas amadores também tenham um acompanhamento odontológico para prevenir e corrigir qualquer tipo de problemas.

O ideal é visitar um dentista regularmente já que o trabalho preventivo se torna mais barato e menos doloroso do que o corretivo. Inclusive quanto antes esse acompanhamento começar, melhor. – Um canal maltratado, cárie, sangramento na escovação, isso tudo indica inflamação e toda inflamação tem bactéria envolvida que circula pelo corpo e aumenta os riscos de lesão ou atrapalha na recuperação da lesão.

Confira os principais problemas que a falta de cuidados com a boca podem causar na performance:

Equilíbrio: a mandíbula é uma cintura que se não estiver equilibrada, por consequência, altera toda estrutura corporal mudando inclusive a posição dos pés. Pode ser tratada com uma placa de reposicionamento

Respiração: fundamental na prática esportiva. Dentes bem posicionados e vias aéreas adequadas ajudam durante a pratica esportiva. Quando você não respira bem pelo nariz, precisa abrir a boca para respirar. Com isso, o céu da boca – palato – diminui. Isso causa mordida cruzada além de mudar a posição da cabeça para respirar, o que reflete no corpo inteiro.

Inflamações e infecções: precisa estar com uma boca saudável para que um processo infeccioso não acometa outros órgãos ou articulações. A bactéria, que circula através da corrente sanguínea, além de poder afetar outras áreas do corpo, pode ainda atrapalhar na recuperação de uma lesão.

Isotônicos e gel de carboidrato: o uso contínuo de isotônicos sem moderação pode causar erosão dental como qualquer bebida ácida. Consuma moderadamente e pontualmente para repor o que foi perdido no treino. O uso do gel de carboidrato pode aumentar os riscos de cárie. Portanto, escove os dentes o quanto antes após o uso desse repositor.

Protetor bucal: cada modalidade esportiva possui seu próprio modelo para evitar traumas em esportes de contato. Usar o protetor de uma modalidade em outra pode atrapalhar principalmente a respiração