Tratamento de canal

Endodontia | Tratamento de Canal

A endodontia é a especialidade da odontologia popularmente conhecida como tratamento de canal, responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente. A endodontia atua promovendo o alívio da dor em dentes inflamados, e/ou também na descontaminação devido a necrose pulpar (morte do nervo do dente) e suas possíveis conseqüências, como abscessos, lesões entre outros. A realização da endodontia hoje é considerada como um procedimento de rotina e é muito mais rápida que há tempos atrás, devido ao avanço de técnicas modernas como o uso de equipamentos eletrônicos que medem o comprimento das raízes, e motores que utilizam limas rotatórias, reduzindo muito o tempo de trabalho. Basicamente, o tratamento de endodontia, se resume em uma completa eliminação do tecido pulpar (nervo) de dentro do canal radicular e posterior obturação. A endodontia do dente pode ainda ser necessário em casos de traumas dentais, ou por necessidades restauradoras. Tudo isso é feito rapidamente e sem dor e normalmente pode ser realizado em até uma só consulta, dependendo da indicação de cada caso.

Realizar a endodontia enfraquece o dente?

Normalmente o que causa enfraquecimento do dente é a perda de estrutura dental, que é causada pela cárie dental, porém sempre é levado em consideração o quanto essa estrutura do dente foi abalada no momento de restaura-lo escolhendo assim os materiais mais adequados para tal.

O que acontece se não for realizada a endodontia?

Você começará a sentir dores constantes e desenvolver uma lesão na região apical (infecção no final da raiz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter conseqüências mais sérias, como inchaço (abscesso), bacteremia (bactérias na corrente sanguínea) e febre devido a infecção. Dependendo, do tempo em a infecção está instalada corre-se o risco de perda do elemento dental.

Tratamento de Canal

  • Aproveite e agende agora a sua avaliação

    Ligue para nós e fale com uma de nossas atendentes. É fácil e rápido.


-