Fio ou fita dental?

QUAL A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO NA ODONTOLOGIA?

 As lesões cariosas e a doença periodontal constituem grandes desafios na Odontologia, pois são manifestações que acometem a cavidade bucal com grande frequência nos indivíduos de diversas faixas etárias. O fio/fita e escova dental atuam contra as instalações dos microrganismos presentes no biofilme bacteriano e que habitam dentes e tecidos periodontais.

EXISTE DIFERENÇA ENTRE FIO E FITA DENTAL?

 Não existe diferença entre os diversos tipos de fio e fita dental com relação à capacidade de limpeza, ou seja, remoção de placa bacteriana. Contudo, utilize sempre o produto que proporcione maior conforto e segurança.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE FIO/FITA DENTAL?

 Existem fios/fitas dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Uma outra opção, porém mais cara, é o fi o/fi ta de filamento único que desliza mais facilmente entre os dentes, mesmo quando há pouco espaço.

PARA QUE SERVE O FIO/FITA DENTAL?

 O fio/fita dental, juntamente com a escova dental, são métodos auxiliares de prevenção na Odontologia que mantém a higiene bucal (Figura 1).

QUAIS SÃO AS ÁREAS EM QUE O FIO/FITA DENTAL PROMOVE LIMPEZA?

 Os dentes estão separados um dos outros por um contato mínimo. O fio/fita dental quando manipulados adequadamente pelo paciente ou responsável removem os resíduos alimentares e a placa bacteriana depositadas entre os dentes.

 A utilização de fio/fita dental na prevenção de doenças bucais

COMO O FIO/FITA DENTAL DEVE SER UTILIZADO?

 Enrole a maior parte do fio/fita dental nos dois dedos médios, deixando entre eles cerca de 4 cm. Segure o fio/fita esticado entre os polegares e os dedos indicadores, fazendo-o deslizar suavemente para cima e para baixo entre os dentes. Com suavidade, certifique-se que o fio/fita está abaixo da linha da gengiva, porém não faça um movimento repentino nem o force, pois poderá lesionar o tecido gengival. Utilize seções limpas de fio/fita dental quando passar de um dente para o outro.

A UTILIZAÇÃO DO FIO/FITA DENTAL DISPENSA A ESCOVAÇÃO DOS DENTES?

 Não. O fio/fita dental é um coadjuvante adicional à escovação. O biofilme dentário, também denominado placa bacteriana, somente é removido mecanicamente, ou seja, pela escovação eficiente. Dessa forma, o uso de fio/fita dental complementa a boa escovação.

O FIO/FITA DENTAL DEVE SER UTILIZADO TODOS OS DIAS?

 Sim. O fio/fita dental deve ser utilizado todos os dias após as refeições, sobretudo antes da escovação. Como para a maioria das pessoas o fio/fita dental é um hábito novo, uma boa maneira de estabelecer novos hábitos é associá-los a hábitos já estabelecidos como a escovação.

 Portanto, o risco de deixar de escovar os dentes é muito pequeno, ainda que a escovação fique para o final da limpeza, depois de usar fio/fi ta dental.

COMO UTILIZAR O FIO/FITA DENTAL EM DENTES COM APARELHOS ORTODÔNTICOS?

 Utilizar diariamente o fi o/fi ta dental não é uma tarefa fácil, sobretudo em pacientes que estão sob tratamento ortodôntico. Contudo, alguns dispositivos, como o passador de fi o/fi ta dental são úteis na execução da limpeza entre os dentes com fi os ortodônticos.

QUANDO PASSO FIO/FITA DENTAL ENTRE OS DENTES O MESMO DESFIA OU A GENGIVA SANGRA. É NORMAL?

 Não. Esse é um sinal que ocorre por fatores como: lesão de cárie, fraturas do esmalte, restaurações mal adaptadas, infl amação da gengiva entre outros. Nesse caso, recomenda-se que o paciente procure um Cirurgião-Dentista para diagnosticar e tratar o problema.

E OS FIO/FITA DENTAIS COM FLÚOR?

 É indicado para pacientes que apresentam alto risco de ter cárie dentária. O fl úor é uma substância que previne a cárie, auxiliando na (re)mineralização do esmalte do dente.