NÃO FAZER ESFORÇO FÍSICO: Durante a realização de atividades físicas, a circulação sanguínea é intensificada para que os músculos e órgãos recebam uma quantidade de nutrientes e oxigênio compatível com a atividade.
NÃO CUSPIR OU FAZER BOCHECHO: Em geral, todo corte feito no corpo forma um coágulo para cicatrização, e na extração dentária não é diferente. Nas primeiras 24 horas após o procedimento, é essencial evitar fazer bochechos, cuspir bruscamente.
NÃO FUMAR OU INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS: Além do ato de fumar também exigir um movimento de sucção, a fumaça quente pode potencializar o processo inflamatório. Já o álcool pode interagir com os analgésicos e antimicrobianos prescritos pela dentista, fazendo-os perder o efeito e causando dor e infecções.
TOMAR A MEDICAÇÃO PRESCRITA: Normalmente, a dentista prescreve anti-inflamatórios, antimicrobianos e analgésicos adequados para o procedimento.
CUIDADO COM A HIGIENE: Por mais que o local da extração esteja dolorido, é essencial manter a higiene bucal, inclusive na área operada. Esse cuidado evita o acúmulo de sujeira e restos alimentares. Consequentemente, isso protege o paciente de possíveis infecções.
NÃO TIRE OS PONTOS EM CASA: A remoção dos pontos cirúrgicos, normalmente, ocorre sete dias após a extração. Nesse momento, a dentista também poderá avaliar a normalidade do processo de cicatrização e a necessidade de intervenções.