Muitos pais descuidam dos dentes de leite dos pequenos por acreditarem que, como são temporários, não há motivos para preocupação. No entanto, esse é um engano que precisa ser desfeito. A cárie nos dentes de leite pode comprometer seriamente a saúde dos permanentes que ainda não nasceram.
Vamos explicar os perigos da cárie infantil e porque é importante cuidar da saúde bucal desde os primeiros dentinhos. Confira também dicas de como evitar o problema para que seu filho tenha um sorriso bonito e saudável dos dentes de leite aos permanentes!
Quais os riscos da cárie infantil?
A cárie é uma doença causada por bactérias que, em contato com resíduos de alimentos, produzem um ácido que destrói o esmalte dos dentes, provocando lesões que, nos casos mais avançados, podem causar a perda do dente.
Quando o problema acomete os dentes de leite, ele traz uma série de prejuízos para a saúde bucal da criança, que vão desde a necessidade de restaurações precoces até a extração do dente.
Se a cárie avançar pelo canal do dente de leite, ela vai contaminar o dente permanente ainda por nascer. Quando esse dente sair, ele já pode vir com problemas, como infecções e manchas. A cárie também pode causar dor e mau-halito na criança.
Quando é necessário extrair um dente de leite há um desarranjo na arcada dentária ainda em formação, o que pode levar a problemas de mastigação e à falta de espaço para a descida do dente permanente, que pode permanecer no interior da gengiva, nascer pela metade ou torto.
Por que é importante tratar a cárie infantil?
Os dentes de leite podem e devem receber tratamentos preventivos como limpeza e aplicação de flúor no consultório. E, diante de uma cárie, eles também podem ser restaurados, passar por tratamento de canal e, em último caso, serem extraídos, de acordo com a avaliação do dentista.
O tratamento da cárie nos dentes de leite vai evitar a perda do dente e preservar a estrutura necessária para que os dentes permanentes cresçam saudáveis. Quando necessário, por exemplo, após o tratamento da cárie, a criança pode usar aparelhos para manter o crescimento adequado da estrutura bucal para receber os dentes permanentes, evitando complicações como a má oclusão.
Como prevenir a cárie infantil?
As causas mais comuns de cárie infantil estão ligadas à higienização deficiente de dentes de leite e maus hábitos de alimentação. Veja abaixo algumas medidas simples para cuidar da saúde bucal dos seus filhos.
- Escovar os dentes com regularidade: os dentes de leite também precisam ser escovados após cada refeição. A higienização noturna é a mais importante, já que durante o sono há uma redução na salivação que ajuda a limpar os dentes, o que favorece o acúmulo de bactérias. Como as crianças ainda não sabem escovar corretamente os dentes, os pais precisam acompanhar de perto a escovação e ajudá-las.
- Evitar alimentos açucarados: Quanto mais tarde a criança tiver contato com o açúcar, melhor para a saúde dos dentes. Doces, balas, chicletes e pirulitos devem ser evitados e consumidos apenas em ocasiões especiais. E, claro, os dentes precisam ser escovados após o seu consumo. Sempre que possível, evite a mamadeira no meio da noite. Como dificilmente os dentes serão escovados depois dessa refeição, a criança passará mais tempo com os restos do leite na boca — ou seja, um banquete para as bactérias. Evite também acrescentar açúcar no leite ou chá dos pequenos.
- Fazer visitas regulares ao odontopediatra: As crianças também precisam fazer visitas regulares ao dentista — no caso delas, o odontopediatra. A recomendação é que a primeira visita aconteça assim que nascerem os primeiros dentinhos, por volta dos seis meses. Esse acompanhamento é importante para orientar os pais sobre a saúde bucal da criança e também para que ela se acostume com o profissional e não tenha medo do dentista.
Fique atenta aos dentes de leite do seu filho. Manchas brancas e escuras podem ser sinais de cárie infantil. Na OdontoPonto, temos atendimento especializado para crianças! Agende hoje mesmo uma avaliação! (11) 25531383