6 cuidados para quem tem implante dentário

O implante dentário vem sendo cada vez mais procurado por pessoas que precisam substituir um ou mais dentes na boca. E não é para menos, já que a eficácia do tratamento chega a 98%. Mas, para que o tratamento tenha sucesso é preciso que o paciente tome as devidas precauções com a higiene bucal.

 Os cuidados para quem tem implante dentário não devem ser seguidos apenas durante o pós-operatório, mas durante a vida toda e o paciente nunca deve se descuidar de sua saúde bucal, caso queira conservar bem seus implantes.

 Se você deseja se submeter a esse tipo de tratamento, mas tem dúvidas sobre quais os cuidados a serem tomados, separamos 6 dicas para você. Confira!

1. Tome os medicamentos recomendados pelo dentista

 Quem se submete a uma cirurgia bucal precisa tomar os medicamentos prescritos pelo implantodontista. O profissional, certamente, recomendará remédios para evitar dor, infecções e para inchaço porque nos primeiros dias é normal que existam incômodos.

 O paciente deve seguir à risca os horários estabelecidos para se medicar e fazer repouso durante o período indicado pelo implantodontista.

2. Evite o cigarro

 O cigarro é um dos principais vilões da saúde, pois a nicotina e o tabaco trazem grandes malefícios. Ele também é causador de várias doenças bucais e quem tem implantes dentários deve evitá-lo.

 O hábito de fumar, mesmo que seja de vez em quando, compromete seriamente a durabilidade do implante, pois o tabaco danifica as funções normais das células. No pós-operatório, o cigarro pode afetar a cicatrização e a osseointegrados. Em implantes osseointegrados, o tabaco diminui a salivação e aumenta o acúmulo de placa bacteriana.

3. Faça a higiene bucal adequadamente

 É um mito as pessoas acharem que os implantes dentários são mais resistentes em relação a doenças bucais do que os dentes naturais. Quando o assunto é saúde bucal, os implantes exigem o mesmo rigor que os dentes, pois, a formação de placa bacteriana sobre os implantes não é diferente da placa formada na superfície dos dentes naturais.

 Os cuidados para quem tem implante dentário durante o pós-operatório exigem mais cautela, afinal, a boca fica sensível por causa da cirurgia. A escova dental deve ter a cabeça pequena, compacta e ultra-macia que promova limpeza de forma suave nas regiões recém operadas.

 A higienização do implante ainda pode ser complementada com escovas interdentais, pois elas possibilitam a limpeza da região entre os dentes e gengiva sem causar traumas aos tecidos e aos implantes. O uso do fio dental também deve ser feito diariamente e, se necessário, você pode utilizar um passa fio.

4. Cuide de sua alimentação

 No período pós-operatório, o dentista indicará uma alimentação diferenciada, com alimentos líquidos, frios e pastosos. O consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes deve ser evitado. Após esse período, o paciente deve evitar alimentos muito duros, pois eles podem prejudicar a região implantada.

 Após esse tempo de cicatrização, você deve manter uma alimentação saudável e com pouca ingestão de açúcar. Isso é importante para manter as gengivas saudáveis — o que evita que os implantes sofram danos.

5. Abandone maus hábitos

 Abrir garrafas com os dentes, roer as unhas e morder objetos duros, como tampinhas de caneta parecem manias inofensivas, mas são prejudiciais à saúde bucal. Os implantados devem evitar esses hábitos, pois além de levar contaminação para sua boca pode acabar quebrando as próteses.

6. Vá ao dentista regularmente

 Um dos principais cuidados para quem tem implante dentário, é fazer visitas periódicas ao dentista. Durante as consultas, o profissional avalia a integridade dos implantes e realiza uma limpeza profunda em toda a estrutura implantada.

 Além disso, caso o paciente desenvolva alguma doença peri-implantar, o dentista vai diagnosticar a tempo de fazer o tratamento adequado para que o paciente não perca os implantes.

 Achou estas dicas úteis? Que tal compartilhar em suas redes sociais e informar seus amigos sobre como eles devem cuidar do implante dentário?