LIGUE HOJE MESMO PARA NÓS - TEL: (11) 2553-1383 | WHATSAPP (11) 940344231

Ranking internacional coloca Odontologia da USP entre as melhores do mundo

Em um ranking internacional que analisou a qualidade de 36 cursos, a Universidade de São Paulo (USP) ficou entre as 100 melhores instituições do mundo em 29 delas. Segundo a lista do QS Quacquarelli Symonds University Rankings divulgada na noite desta terça-feira (28), em oito cursos, a USP é uma das 50 melhores. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou entre as 100 melhores do mundo em 16 cursos (veja o ranking completo).

 Também aparecem no ranking do QS a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com cinco cursos entre os 100 melhores, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), com três cursos,as federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), com dois, de Minas Gerais (UFMG) e de São Paulo (Unifesp), com um curso cada, e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), também com um curso.

Dessa vez, 36 cursos foram avaliados (na edição de 2014, 30 delas entraram no ranking), como história, matemática, química e comunicação e estudos de mídia. Na USP, o curso que ficou na maior colocação do ranking por disciplinas foi Odontologia. O curso da instituição brasileira é o 12º melhor do mundo, de acordo com o QS.

 Na Unicamp, o curso de odontologia também ficou entre os 20 melhores e foi listado na 17ª posição. A instituição com sede em Campinas (SP) também teve os cursos de agricultura e silvicultura e de engenharia elétrica e eletrônica destacados entre os 50 melhores.
Na USP, além da odontologia, outros sete cursos entraram na lista de 50 melhores do mundo: agricultura e silvicultura, ciências veterinárias, engenharia civil e estrutural, arquitetura, artes e design, filosofia e farmácia e farmacologia. No ano passado, seis cursos ficaram nesse ranking.

 No total, 58 cursos das oito instituições brasileiras ficaram entre os 100 melhores do mundo em suas áreas. Em comunicado divulgado à imprensa, o QS afirmou que “as universidades brasileiras mostram uma competitividade internacional crescente, com forte presença em uma variedade de áreas”.
Na América do Sul, o Brasil é o país com mais instituições figurando no ranking divulgado nesta terça. O Chile vem em segundo lugar, com sete instituições e 37 cursos listados.

 O México teve quatro instituições e 30 cursos figurando no ranking. A Argentina também teve quatro instituições listadas e 20 cursos entre os melhores de suas áreas. Na Colômbia, duas instituições tiveram, juntas, dez cursos destacados pelo QS.

 Nas listas deste ano, o Massachusetts Institute of Technology (MIT, na sigla em inglês) foi a instituição que ficou no topo do maior número de cursos: 11, no total, com destaque para as engenharias. A Universidade Harvard lidera o ranking em dez cursos.
 No total, 15 instituições se revezam como as melhores, dependendo dos cursos avaliados. Praticamente todas elas são americanas ou britânicas –a exceção é a ETH Zurich, instituição suíça que, segundo o QS, tem o melhor curso de ciências marinhas e terrestres do mundo.

via: http://www.topuniversities.com/subject-rankings/2015