A aplicação e uso de aparelhos ortodônticos sem o acompanhamento de um dentista pode causar problemas de mastigação, reação alérgica, perda óssea, movimentações dentárias desnecessárias e até perda dos dentes.
Os perigos de você faltar às consultas ortodônticas…
O tratamento ortodôntico tem resolvido muitos problemas de posicionamento dentário das pessoas por centenas e centenas de anos. Entretanto, para um sucesso sem efeitos prejudiciais é preciso basicamente duas coisas:
- Um perfeito domínio da técnica de movimentação dentária com um bom planejamento respeitando a biologia (isso depende do seu dentista)
- Uma colaboração muito boa do paciente (isso depende somente de você)!
A colaboração do paciente inclui uma boa higienização da boca e dos dentes, siga todas as recomendações do seu dentista. Além disso a frequência nas consultas é o mais importante, porque mesmo se o dentista for o melhor do mundo ou usar os melhores materiais e técnicas existentes, ele nunca vai conseguir alinhar seus dentes se você não aparecer.
O que pode acontecer se faltar as consultas?
- Perda de dinheiro, pois o pouco do que foi feito nos dentes não resolve todo o problema;
- O tratamento nunca consegue chegar ao fim;
- Como não chega ao fim, mesmo se você tirar aparelho antes do tempo, os dentes terão pouca estabilidade e vão “querer “ voltar ao que eram antes;
- Você terá mais chances de ter cárie, gengivite (sangramento e inchaço na gengiva);
- Dentes podem ficar sem controle e andar para um lado que seu dentista não queria que ele fosse;
- Dentes podem continuar andando indefinidamente até a raiz querer sair da gengiva;
- Algum dente pode amolecer e cair.
O dentista sempre faz o ajuste dos seus dentes esperando que você estará acompanhando no mês seguinte. O aparelho sozinho não faz a movimentação desejada. Toda força aplicada deve ser avaliada quanto a necessidade de continuar ou de parar e mudar o direcionamento.
Você sabia que o que promove a movimentação é a força do elástico sobre o fio ortodôntico? Então cuidado com as trocas destas ligaduras sem orientação de um profissional. As ligaduras elásticas não são enfeites para o aparelho, elas promovem forças. O mercado oferece variedade de cores para tornar o tratamento mais agradável ao paciente.
Tanto os jovens que colocam os acessórios por conta própria, quanto os que mantêm o aparelho depois de um tratamento odontológico para personalizar correm risco de danificar a estrutura dentária e comprometem a saúde bucal.
Os que mantêm o aparelho após tratamento podem perder toda a correção obtida. Tanto é que, após o tratamento ortodôntico, o paciente usa aparelho de contenção, justamente com o intuito de manter a posição dos dentes.
Aparelho ortodôntico é coisa séria e o bom andamento do tratamento depende, também, de você!
Agende uma avaliação e venha conhecer nosso trabalho! (11)2553-1383